Região vai ganhar mais uma ponte de grande porte

  • 19/02/2025
  • 1 Comentário(s)

Região vai ganhar mais uma ponte de grande porte

Preparativos para Ponte da Vigorelli Avançam com Nova Etapa de Estudos

A construção de uma futura ponte de 1,2 mil metros entre Joinville e a Vila da Glória, em São Francisco do Sul, avança com a conclusão da licitação para o estudo de viabilidade da obra. O próximo passo será a assinatura do contrato para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que irá analisar as melhores opções para a nova ligação sobre a baía da Babitonga.

O estudo, que tem custo estimado de R$ 4,3 milhões, será financiado por quatro prefeituras: Joinville (40%), São Francisco do Sul (30%), Itapoá (20%) e Garuva (10%). A concorrência foi realizada pelo Consórcio CIM-Amunesc e deve ser citada durante a posse do prefeito de Joinville, Adriano Silva, na presidência da Amunesc, nesta quarta-feira. Silva foi o autor do requerimento, feito no início de 2024, que resultou na avaliação sobre a viabilidade da ponte.

Objetivos do Estudo e Impacto na Região

Atualmente, a travessia entre Joinville e a Vila da Glória é feita por balsa. Com a ponte, a expectativa é de maior fluidez no transporte, desenvolvimento econômico e impacto positivo na mobilidade da região. O EVTEA, que terá um prazo de 18 meses para ser concluído, apresentará três alternativas de traçados para os acessos e a estrutura da ponte. Entre os critérios que serão analisados estão:

  • Redução de custos com desapropriações;
  • Evitação de áreas com maior complexidade geotécnica;
  • Otimização do modelo estrutural da ponte;
  • Impactos ambientais da construção e operação da ligação.

Em uma comparação, a Ponte de Guaratuba, no Paraná, tem um custo aproximado de R$ 400 milhões. O estudo da Ponte da Vigorelli irá detalhar a viabilidade da obra, indicando o investimento necessário para sua execução.

Próximos Passos

Com a assinatura do contrato e o início dos trabalhos de estudo nas próximas semanas, a expectativa é de que, após a conclusão do EVTEA, os municípios busquem fontes de financiamento para a obra. O projeto deve gerar grande impacto no desenvolvimento logístico e turístico da região, tornando-se um marco na infraestrutura de Santa Catarina.


#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








Maria José da Conceição

21/02/2025

Feliz com certeza, estarei na inauguração da ponte, encurtando caminho pra São Chico, bom demais!!!@

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes