​NOVAS REGRAS: Senado Aprova Projeto de Lei para Exames Toxicológicos e Mudanças na CNH
- 20/12/2024
- 0 Comentário(s)

NOVAS REGRAS: Senado Aprova Projeto de Lei para Exames Toxicológicos e Mudanças na CNH
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (18), um projeto de lei que introduz importantes alterações no sistema de trânsito brasileiro. Entre as novidades, está a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas de todas as categorias, incluindo aqueles que estão em processo de obter a primeira habilitação. Com as modificações realizadas pelos senadores, o texto retorna à Câmara dos Deputados para análise final.
Exame Toxicológico para Todos os Motoristas
Uma das principais medidas previstas no projeto é a ampliação da obrigatoriedade do exame toxicológico, até então exigido apenas para motoristas de categorias profissionais, como C, D e E. Caso o projeto seja sancionado, o exame também passará a ser exigido para:
- Motoristas de categorias A e B (carros e motos de uso não comercial);
- Candidatos à primeira habilitação.
Os exames serão realizados nas mesmas clÃnicas que já oferecem os exames psicotécnicos.
Impacto nos Motoristas de Aplicativos e Profissionais
Outra inovação do projeto é a exigência de exames toxicológicos para motoristas cadastrados em plataformas de transporte por aplicativo. Nesses casos, o custo será de responsabilidade do próprio condutor. Além disso, motoristas profissionais, como taxistas e condutores de veÃculos particulares, também deverão apresentar o exame na renovação de suas CNHs.
Apoio a Motoristas de Baixa Renda
Em uma medida voltada para a inclusão social, o texto aprovado pela CCJ prevê que recursos arrecadados com multas de trânsito serão utilizados para financiar a obtenção da CNH para pessoas de baixa renda. Esse ponto do projeto busca ampliar o acesso à habilitação, permitindo que mais brasileiros entrem no mercado de trabalho como motoristas profissionais.
Mudança na Pontuação da CNH
Outro ponto aprovado no projeto é o aumento do limite de pontos para a suspensão do direito de dirigir. Atualmente, a CNH é suspensa ao atingir 40 pontos. Com a nova regra, o limite subirá para 50 pontos, desde que o motorista não cometa infrações gravÃssimas.
Próximos Passos
Agora, o projeto de lei retornará para a Câmara dos Deputados, onde será submetido à análise final antes de ser encaminhado à sanção presidencial. Caso aprovado em definitivo, as novas regras terão um impacto significativo no trânsito e no mercado de trabalho ligado ao setor de transporte no Brasil.