​DIA DA BANDEIRA: BATALHÃO COSTEIRO REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AO PAVILHÃO NACIONAL

  • 19/11/2024
  • 0 Comentário(s)

​DIA DA BANDEIRA: BATALHÃO COSTEIRO REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AO PAVILHÃO NACIONAL

DIA DA BANDEIRA: BATALHÃO COSTEIRO REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AO PAVILHÃO NACIONAL

Na manhã desta terça-feira (19), foi realizada, na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), em Paranaguá, uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. Essa data cívica, celebrada anualmente em 19 de novembro, marca a adoção da atual Bandeira do Brasil em 1889, logo após a Proclamação da República.

O evento, iniciado às 11 horas, contou com a presença de Oficiais e Praças que atuam no Estado-Maior e nos Pelotões de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e Patrulha Costeira pertencentes ao 9º BPM, unidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR) responsável pela segurança dos sete municípios que compõem o litoral do estado.

Durante a cerimônia, os policiais militares, em formação, participaram do hasteamento da Bandeira Nacional, seguido pela execução do Hino à Bandeira do Brasil. Posteriormente, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, emitida pelo Comandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Jefferson Silva.

A história da Bandeira do Brasil remonta à Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, quando foi criada para substituir o Pavilhão do Império. Seu design foi idealizado por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, e desenhado pelo artista Décio Vilares.

A atual bandeira manteve o losango amarelo sobre o fundo verde do estandarte imperial, mas adicionou um círculo azul estrelado com a inscrição "Ordem e Progresso", inspirado no positivismo. O verde representa a Casa de Bragança de Pedro I, e o amarelo, a Casa de Habsburgo de Maria Leopoldina. O círculo azul com 27 estrelas substituiu o Brasão Imperial, representando os estados e o Distrito Federal, conforme o céu visto no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889.

Preservar a história e homenagear os símbolos nacionais, como a Bandeira do Brasil, é essencial para fortalecer o sentimento de unidade e identidade de um povo. Esses símbolos representam os valores e as conquistas da nação ao longo do tempo, conectando as gerações passadas, presentes e futuras. Valorizar e respeitar nossa história é um ato de cidadania que reforça a importância da memória coletiva na construção de um país mais consciente e coeso.
Polícia Militar do Paraná: nós fazemos a diferença!

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes