Navio-patrulha da Marinha do Brasil atraca no Píer Público de Guaratuba
- 17/08/2024
- 0 Comentário(s)
Navio-patrulha da Marinha do Brasil, AviPa Barracuda, atraca no Píer Público de Guaratuba, na Praça dos Namorados, no dia 18 e poderá ser visitado das 13h até o pôr do sol.
Como de costume, será permitido o acesso ao convés da proa, passadiço e popa da embarcação para tirar fotos e ter contato com a tripulação para tirar dúvidas e curiosidades a respeito da Marinha do Brasil e sobre o trabalho de patrulhamento. Encomendado pela Marinha do Brasil em junho de 2004, a embarcação foi construída em alumínio. O navio está subordinado ao 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil operando no Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste. A tripulação é composta por 2 oficiais e 8 praças.
Os Avisos de Patrulha classe Marlim contribuem para a realização das ações de patrulhamento naval, combate à crimes transfronteiriços como tráfico internacional de armas, drogas e pessoas, contrabando, descaminho e crimes ambientais bem como fiscalização do tráfego aquaviário e ações de busca e salvamento (SAR) entre outras tarefas subsidiárias. O AviPa Barracuda participou de ações no período de novembro de 2023 a julho de 2024 no Porto de Santos, destacando-se na apreensão de drogas e em ações ostensivas de patrulhamento coibindo as ações de facções criminosas
Mais sobre a embarcação:
O navio da classe Marlim, possui 45t, 22,8m de comprimento com 5.50 m de boca, 2,74m de pontal moldado, 1.95 m de calado (carregado), 0,90 m de calado a vante e 1,90 m de calado a ré, velocidade de 25 nós, armamento de 2 metralhadoras 7.62 mm. Raio de Ação de 420 milhas náuticas à 18 nós (3 dias).
O Aviso de Patrulha Barracuda - GptPNSSE-02, é a segunda unidade da classe Marlim, originalmente classe Meattini da empresa italiana Baglietto de Varazze, e é fruto de um contrato de um lote de cinco unidades, no total de US$ 20 milhões, do qual é a primeira unidade, assinado em 26 de dezembro de 2007 entre a Marinha do Brasil e o estaleiro da Industria Naval do Ceará S/A - INACE. Em 27 de maio de 2009, a embarcação, casco 583, foi recebida, batizada e transferida para o setor operativo da Marinha do Brasil em solenidade realizada no Píer do Marina Park Hotel, na Praia de Iracema, Fortaleza.
#Compartilhe