Apagão Cibernético: Setores Atingidos e Medidas em Curso
- 20/07/2024
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Apagão Cibernético: Setores Atingidos e Medidas em Curso
Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça anunciou que entrará em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para avaliar os prejuízos causados pelo apagão cibernético que afetou diversos setores no país. Essas duas entidades serão abordadas devido ao impacto significativo sofrido por seus respectivos setores, conforme comunicado oficial.
Causa do Apagão
O apagão cibernético teve origem em uma atualização defeituosa do provedor de cibersegurança CrowdStrike, fornecedor de serviços de segurança para a Microsoft. Segundo informações divulgadas pela Microsoft, a atualização falha resultou em computadores e servidores desconectados da internet, levando as máquinas a um loop de recuperação de sistema e impedindo o início correto das operações.
A CrowdStrike é amplamente utilizada por empresas globalmente para gerenciar a segurança de computadores e servidores com Windows. Com a proibição da empresa russa Kaspersky nos Estados Unidos, devido a preocupações de espionagem, a CrowdStrike ganhou ainda mais relevância no mercado.
Impacto Global e Nacional
Embora clientes que utilizam Mac e Linux não tenham sido afetados, a predominância do Windows, presente em 95% dos computadores mundialmente, fez com que outras grandes empresas de nuvem, como a Amazon Web Services (AWS), também relatassem falhas de serviço. No Brasil, os setores mais afetados incluíram aviação, bancos e serviços de saúde.
Setor de Aviação
No setor aéreo, a Infraero reportou a necessidade de realizar check-ins manuais no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, devido à indisponibilidade dos sistemas eletrônicos. Esse problema causou atrasos e desconforto para os passageiros.
Setor Bancário
O setor bancário também foi gravemente impactado, com aplicativos e serviços de internet banking fora do ar ou operando com extrema lentidão. O Downdetector, plataforma que monitora queixas sobre canais digitais, registrou um alto número de reclamações sobre indisponibilidade de serviços bancários. Às 9h, o próprio site colaborativo apresentava instabilidade, dificultando o acompanhamento da situação.
Setor de Saúde
Hospitais e serviços de saúde, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, enfrentaram dificuldades operacionais devido à desconexão dos sistemas, afetando o atendimento aos pacientes e a gestão de dados médicos.
Setor de Energia
Distribuidoras de energia relataram problemas temporários em seus sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor, complicando a prestação de serviços e o suporte técnico.
Próximos Passos
A Secretaria Nacional do Consumidor está tomando medidas para mitigar os prejuízos e avaliar a extensão dos danos causados pelo apagão. Em colaboração com a Anac e a Febraban, serão identificadas as principais falhas e discutidas as soluções para prevenir futuros incidentes semelhantes. A CrowdStrike, por sua vez, garantiu que o incidente não foi resultado de um ataque cibernético e está trabalhando para resolver o problema e restaurar a normalidade dos serviços afetados.