"Empata Ponte de Guaratuba" Made in Colombo

  • 18/11/2023
  • 8 Comentário(s)

"Empata Ponte de Guaratuba" Made in Colombo

Ação Popular Busca Suspender Contrato da Ponte de Guaratuba

Em mais um desdobramento da controvérsia jurídica envolvendo as obras da Ponte de Guaratuba, apelidada de "EMPATA PONTE MADE IN COLOMBO", o Governo do Estado enfrenta agora uma ação popular que objetiva a suspensão do contrato de execução da obra. A informação foi divulgada pelo Blog Politicamente.

A publicação teve acesso à petição inicial, elaborada pelo advogado Mykael Rodrigues de Oliveira e apresentada por José Francisco da Silva, aposentado e residente na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba. Inicialmente protocolada na 11ª Vara Federal de Curitiba — que já havia interrompido a licença prévia para a construção da Ponte —, a juíza federal Silvia Regina Palau Brollo decidiu transferir a competência para a Justiça Estadual. A ação popular aguarda a decisão da juíza Juliana Olandoski Barboza, da Vara da Fazenda Pública de Colombo.

A petição da ação popular busca, em caráter liminar, a suspensão da execução do contrato da construção da Ponte de Guaratuba, solicitando a declaração de nulidade do edital de licitação. O argumento central é que o edital não se baseou em um anteprojeto de engenharia adequado, carecendo de estudos técnicos prévios de impacto socioambiental, assim como de todos os atos decorrentes da licitação.

A ação popular destaca a abertura da licitação pelo Governo do Estado sem a devida apresentação do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), bem como outros estudos preliminares obrigatórios, como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). O advogado argumenta que o anteprojeto estaria viciado, pois não contava com o respaldo de estudos prévios de impacto que ainda não existiam. Ressalta-se a alegação de que a nulidade do edital e dos atos dele decorrentes é evidente, e solicita sua declaração judicial.

Na petição, o advogado destaca que o EIA/RIMA só foi apresentado ao Instituto Água e Terra (IAT) um dia antes da abertura das propostas no processo licitatório. Além disso, aponta que esses estudos foram concluídos e apresentados "apenas após o anteprojeto, que só foi aprovado em abril de 2023 pelo órgão ambiental estadual, sendo que o contrato do empreendimento tinha sido assinado no mês de dezembro de 2022".

O advogado argumenta que o anteprojeto de engenharia deve ser embasado em informações básicas essenciais para definir as melhores soluções técnicas na implantação de qualquer obra pública. Ele destaca que o EIA/RIMA é condição prévia essencial para a elaboração do anteprojeto, junto com o estudo de impacto de vizinhança e a adequação aos planos diretores.

A petição ainda alerta para a possibilidade de alterações futuras no contrato, com ônus ao Estado do Paraná, devido às modificações no projeto necessárias devido aos impactos ambientais. O advogado destaca a declaração do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que afirma que o risco de alteração do projeto por exigências ambientais será integralmente assumido pelo Estado do Paraná e pelo DER/PR.

[Fonte: Blog Politicamente]


#Compartilhe

8 Comentários


Deixe seu comentário








Wilian douglas

18/11/2023

Que vergonha essa novela sobre a construção da ponte

Geraldo Silveira

18/11/2023

O que esse cidadão de Colombo vem se meter aqui????

Leda Amorim

18/11/2023

Cidadão contra o progresso, ja tinha ideia que nem aq morava

Katia Oliveira

18/11/2023

Sem comentarios....

Carlos Fernandes

18/11/2023

Inacreditável que tenha pessoa capaz de perder o seu "precioso " tempo para prejudicar uma obra tão importante!!

Jurandir Queiros

18/11/2023

V E R G O N H A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lirianne Souza

18/11/2023

Gostei da manchete kkkkk "empata" resumiu tudo kkk

Renato Bittencourt

18/11/2023

Ponte já ! Esperando 50 anos pela ponte!

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes