Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Admite Utilização de Gravações Sugerindo Tortura como Evidências no Caso Evandro

  • 26/08/2023
  • 4 Comentário(s)

Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Admite Utilização de Gravações Sugerindo Tortura como Evidências no Caso Evandro

Desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) deliberaram no dia de hoje, quinta-feira (24), a favor da admissibilidade das gravações que sugerem indícios de que os réus foram sujeitados a atos de tortura por parte de agentes policiais. Estas gravações estão agora autorizadas a serem utilizadas como elementos probatórios no desenrolar do processo de revisão criminal relacionado ao caso de Evandro Ramos Caetano.

Os registros em áudio foram recuperados a partir de minifitas cassetes pelo jornalista Ivan Mizanzuk e vieram à luz como parte de uma série documental veiculada na Globoplay, a qual tem como base o podcast "Projeto Humanos".

Tais gravações lançam luz sobre a possibilidade de que os réus tenham emitido confissões a respeito dos alegados delitos sob coerção, além de terem sido direcionados a realizar essas confissões mediante instruções.

Em um prazo de quinze dias, os desembargadores deverão proceder à análise substancial do requerimento de revisão criminal, ponderando o impacto que esses novos elementos probatórios poderão ter sobre o processo.

O colegiado tomou a decisão de autorizar o uso das gravações com uma votação de três a dois. De acordo com informações do TJ-PR, os desembargadores Miguel Kfouri Neto e Lidia Maejima manifestaram voto contrário, sustentando a necessidade de uma perícia prévia para verificar a autenticidade dos áudios.

Por outro lado, os desembargadores Gamaliel Seme Scaff, Adalberto Xisto Pereira e o desembargador substituto, juiz Sergio Luiz Patitucci, optaram pelo apoio à admissibilidade dos áudios, argumentando que esses devem ser considerados verídicos em consonância com o princípio do contraditório.

As gravações divulgadas expõem as confissões dos acusados, a saber, Beatriz Abagge, Osvaldo Marcineiro, Davi dos Santos Soares e Vicente de Paula. Os quatro foram sentenciados por envolvimento no sequestro e homicídio do jovem Evandro.


#Compartilhe

4 Comentários


Deixe seu comentário








fabio custodio

26/08/2023

Até quando vai esse caso??

Lais cardoso

26/08/2023

Reviravolta no caso, vamos acompanhar

Marilza cohapar

26/08/2023

desde criança acompanho esse caso, até quando o sofrimento dessas famílias envolvidas?

Juliane Barroso

26/08/2023

Se provado a tortura, como fica a situação das pessoas torturadas?

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes