Bombeiros afirmam que relógio de uma das vítimas ajudou a localizar avião na Serra do Mar
- 08/07/2023
- 0 Comentário(s)

Bombeiros afirmam que relógio de uma das vítimas ajudou a localizar avião na Serra do Mar
As operações de busca pelo avião que caiu na Serra do Mar, no Litoral do Paraná, contaram com a participação de cerca de 200 pessoas, entre civis e militares, além do envolvimento de 15 instituições. O sinal do relógio usado por uma das vítimas no momento do acidente foi crucial para as equipes de resgate encontrarem a aeronave na tarde desta sexta-feira (07), de acordo com informações reveladas pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8° Grupamento de Bombeiros, durante uma entrevista coletiva à imprensa.
"Recebemos a informação de um familiar de que uma das vítimas poderia estar usando um relógio. A partir disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) entrou em contato com a empresa fornecedora do relógio e descobriu-se que houve uma última sinalização desse relógio, apontando para uma determinada coordenada geográfica. A partir desse momento, as buscas foram direcionadas para aquela área", afirmou o major.
Devido à densa vegetação no local onde o avião se encontrava, não foi possível confirmar visualmente a presença dos destroços por meio de uma visão aérea. As equipes de resgate tiveram que descer até o terreno utilizando cordas e confirmaram em solo que ali estava a aeronave. As operações de busca mobilizaram aproximadamente 200 pessoas, entre civis e militares, com a colaboração de 15 instituições, conforme relatou o comandante do 8° Grupamento de Bombeiros.
"A aeronave foi encontrada a uma altitude de aproximadamente 650 metros. Parece que ela caiu verticalmente e estava sob uma árvore. Houve, de fato, a necessidade de infiltração das equipes para confirmar a presença da aeronave", explicou Frazatto.
Causa do acidente
Quando questionado sobre as possíveis causas do acidente, o major afirmou que ainda é cedo para tirar conclusões, porém, ele acredita que a perda de comunicação entre o avião e o radar pode ter sido causada pela baixa altitude em que a aeronave se encontrava. "Essa falta de comunicação pode ter sido devido à baixa altitude na qual o avião estava. Ele estava situado em um vale entre duas cadeias de montanhas. O que sabemos é que, naquele momento, estava chovendo e havia nebulosidade bastante baixa", comentou.
Os corpos das vítimas do acidente foram resgatados do local utilizando a técnica de rapel até as aeronaves de resgate. A operação de resgate foi concluída por volta das 18h30.