Operação em SC e PR investiga mulher que se passava por policial federal
- 15/05/2023
- 0 Comentário(s)

A Polícia Federal deflagrou a operação Inverídica nesta sexta-feira (12) para investigar uma mulher suspeita de falsificar documentos públicos e se passar por policiais federais nas redes sociais. A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Joinville, no Norte de Santa Catarina, em Curitiba (PR) e Itapoá (SC).
Ainda não foram divulgados os nomes dos investigados pela Polícia Federal, que investigam na operação crimes desenvolvidos na internet, em que os IPs – espécie de “CPF” dos computadores – são de máquinas usadas em duas cidades alvo dos mandados.
Entre os delitos investigados estão o uso indevido de símbolos da PF, a falsificação de certificado de conclusão de curso emitido pela Academia Nacional de Polícia (ANP) e recebimento de falsa identidade como policial federal. No entanto, a PF não detalhou com qual objetivo a mulher se apresentou falsamente como policial federal.
A Operação Inverídica integra ações da recém-criada Divisão de Investigação e Operações Especiais, dentro da estrutura da Coordenação Geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.