Júri popular absolve policiais acusados de matar jovem em Guaratuba
- 21/04/2023
- 0 Comentário(s)

Dois policiais militares acusados pela morte de Mateus de Lima Ferraz da Silva foram absolvidos pelo júri popular em Guaratuba. A vítima, um jovem de 19 anos, foi alvejada por 12 tiros, um deles acertou o rapaz enquanto trafegava em uma motocicleta. Os policiais foram denunciados pelo crime pela 2ª Promotoria de Justiça de Guaratuba. De acordo com a denúncia, os policiais teriam forjado uma cena de confronto armado, implantando junto ao corpo da vítima uma arma calibre 38 sem autorização e com número de identificação raspado, além de drogas.
As investigações apontaram que a vítima estava indo visitar a namorada e o filho recém-nascido quando fugiu de uma abordagem policial e foi alvejada pelas costas pelos policiais acusados. A motocicleta estava regularizada, mas teria fugido porque havia alterado o escapamento para produzir mais ruído e teve medo de ter a motocicleta apreendida. O Ministério Público do Paraná denunciou o tenente e o soldado por homicídio qualificado, posse ilegal de arma com sinais raspados, tráfico de drogas e falsidade ideológica.
O tribunal do júri contou com esquema de segurança reforçada nas imediações do Fórum. Apesar disso, a decisão gerou consternação na família de Mateus. O advogado Piero Madalozzo, que representa a família do jovem, disse que analisa junto aos familiares se vai recorrer da decisão. É importante lembrar que casos como esse revelam a importância do debate sobre violência policial e a necessidade de uma investigação séria e justa em casos de abuso de poder. A impunidade em casos de violência policial é uma preocupação e deve ser enfrentada pelo poder público. A vida dos cidadãos é sagrada e deve ser respeitada por todos.